Dirce de Assis Cavalcanti (DAJA) é artista plástica, poeta e escritora nascida em Castro (PR) no ano de 1932 e crescida na cidade do Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Casada com um membro da diplomacia brasileira, viveu em Moscou, Nova York, Hong Kong, Bonn, Paris, México e Bruxelas, onde fez nascer sua carreira de artista plástica com exposições individuais e coletivas, entre 1968 e 2013.
ESCRITA (DIRCE)
Tem hoje 15 livros publicados, entre os gêneros poesia, contos e relatos de viagem, tendo sido eleita membro da Academia Carioca de Letras (ACL), tomando posse da cadeira 27 em 14 de setembro de 2016. Também é membro titular do Pen Clube do Brasil e, em 2019, recebeu o prêmio Adalgisa Neri da União Brasileira de Escritores por sua obra “A China: ecos de uma viagem” (Ed. Ibis Libris, 2017).
ARTES PLÁSTICAS (DAJA)
Iniciou-se na pintura nos Estados Unidos da América, no final dos anos 60, sob a influência da escola de Nova Iorque, onde teve sua primeira mostra individual, em 1968. Suas primeiras obras foram grandes colagens de forte Expressionismo abstrato. Depois de uma fase figurativa, com a predominância de imagens do cotidiano, de caráter realista e popular, regressou ao abstracionismo com uma pintura de intenso colorido realizada com espátula.
Nos últimos anos, dedicou-se à escultura em bronze, em que o elemento tri-dimensional presente nas suas inconfundíveis colagens de pano se independiza e assume a virtualidade nele contida.
EXPOSIÇÕES
Exposições individuais (20) e coletivas (43) entre 1968 e 2013 em museus e galerias de Nova Iorque, Taipe, Manila, Hong Kong, Brasília, Rio de Janeiro, Cidade do México, Lasne (Bélgica), Paris, Bruxelas e Granada.
CRÍTICA