Dirce de Assis Cavalcanti (DAJA) é artista plástica, poeta e escritora nascida em Castro (PR) no ano de 1932 e crescida na cidade do Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Casada com um membro da diplomacia brasileira, viveu em Moscou, Nova York, Hong Kong, Bonn, Paris, México e Bruxelas, onde fez nascer sua carreira de artista plástica com exposições individuais e coletivas, entre 1968 e 2013.

ESCRITA (DIRCE)

Tem hoje 15 livros publicados, entre os gêneros poesia, contos e relatos de viagem, tendo sido eleita membro da Academia Carioca de Letras (ACL), tomando posse da cadeira 27 em 14 de setembro de 2016. Também é membro titular do Pen Clube do Brasil e, em 2019,  recebeu o prêmio Adalgisa Neri da União Brasileira de Escritores por sua obra “A China: ecos de uma viagem” (Ed. Ibis Libris, 2017).

 

Exposição no Museu Histórico Nacional

ARTES PLÁSTICAS (DAJA)

Iniciou-se na pintura nos Estados Unidos da América, no final dos anos 60, sob a influência da escola de Nova Iorque, onde teve sua primeira mostra individual, em 1968. Suas primeiras obras foram grandes colagens de forte Expressionismo abstrato. Depois de uma fase figurativa, com a predominância de imagens do cotidiano, de caráter realista e popular, regressou ao abstracionismo com uma pintura de intenso colorido realizada com espátula.

Nos últimos anos, dedicou-se à escultura em bronze, em que o elemento tri-dimensional presente nas suas inconfundíveis colagens de pano se independiza e assume a virtualidade nele contida.

EXPOSIÇÕES

Exposições individuais (20)  e coletivas (43) entre 1968 e 2013 em museus e galerias de Nova Iorque,  Taipe, Manila, Hong Kong, Brasília, Rio de Janeiro, Cidade do México, Lasne (Bélgica), Paris, Bruxelas e Granada.

CRÍTICA

A disciplina do desenho é a que mais exige do artista. A que mais exige, a que mais revela, e a que menos admite subterfúgios e tapeações. Daja, artista séria e sensível, uma profissional de verdade. (...) obtém padrões e transparências que fascinam e fazem pensar.

Marc Berkowitz
Rio de Janeiro

...Démarche fascinante la sienne, dans laquelle elle utilise des éléments en relief sur toile, doté d'une grande force poétique. Démarche de puriste, tentation d'absolu. Ses œuvres allient une forte densité à une finesse de perception faite d'intemporalité.

Jean Marie Dunoyer
Le Figaro - France

... Movimento fascinante, este seu, em que usa elementos em relevo sobre tela, dotado de grande força poética. Movimento de purista, tentação do absoluto. Suas obras aliam uma forte densidade a uma fineza de percepção feita de intemporalidade.

Jean Marie Dunoyer
Le Figaro - France

Daja fait frissonner le relief. On songe à quelque drapé pour une tragédie cyclopéenne.

Jean-Jacques Levêque
Nouvelles Litéraires

DAJA faz estremecer o relevo. Faz pensar em algum drapeado para uma tragédia ciclopeana.

Jean-Jacques Levêque
Nouvelles Litéraires

Les reliefs de DAJA simples réseaux froissés, se lovent et se meuvent sur des toiles peintes.

Jean Marie Dunoyer
Le Monde

Os relevos de DAJA, simples tecidos amarrotados, ondulam-se e movem-se sobre telas pintadas.

Jean Marie Dunoyer
Le Monde

...es una pintura valiente, interesante, con un caracter fuerte y que muestra el interior de una artista de mucha clase.

Fernando Gamboa
Diretor del Museo de Arte Moderno, México

…é uma pintura corajosa, interessante, com um caráter forte e que mostra o interior de uma artista de muita classe.

Fernando Gamboa
Diretor del Museo de Arte Moderno, México

The paintings by DAJA has a refreshing originality and simplicity about it. It is done in the medium of acrylic on canvas. The way the artist weaves her web of integrated design is fascinating. The intertwining, intermingling, and zigzagging lines, curves, forms and bands create all sorts of textural and sculptural effects and radiate rhythms of plastic beauty. All the diverse elements seemingly worked out at random, are harmonized most admirably. The inner eye gets involved into the composition.

Times of India
Nova Delhi

As pinturas de DAJA têm uma revigorante originalidade e simplicidade. Trabalha com acrílico sobre tela. É fascinante a forma como a artista tece sua rede de desenhos integrados. As linhas, curvas, formas e tiras entrelaçadas, misturadas, em ziguezagues, criando todo tipo de efeitos de textura e esculturais, aparentemente trabalhados ao acaso, são admiravelmente harmonizadas. O olho interno participa da composição.

Times of India
Nova Delhi

Um método... também é praticado por ela e com bastante imaginação. Este é um princípio típico da colagem, que aqui consegue um efeito de alívio sem esforço. Os tecidos coloridos e endurecidos em sua tendência barroca arrebatadora sugerem paisagens, grandes nós e movimentos de fuga.

Gunther Wirth
Sttutgarter Zeitung

Eine Methode … wird von ihr ebenfalls und dabei recht einfallsreich praktiziert. Es handelt sich um typisches Prinzip der Collage, das hier ziemlich mühelos einen Reliefeffekt erzielt. Die farbigen und gehärteten Stoffe suggerieren in ihrer barock ausladenden Tendenz Landschaftlisches riesige Knoten und Fluchtbewegungen.

Gunther Wirth
Sttutgarter Zeitung